quinta-feira, 19 de abril de 2012

Abeto Branco


 O abeto branco tem cerca de 55 anos de existência, e ultrapassando os formidáveis movimentos geológicos da era quaternária em descendência chegou até aos nossos dias.

ABETO BRANCO - DESCRIÇÃO

 O abeto branco é uma planta que pode atingir os 800 anos, é uma magnifica conifera  (
As coníferas são as plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta (ou Pinophyta), na sua maior parte árvores, mas também arbustos escandentes, presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta, onde são a principal componente da flora alpina. São os vegetais capazes de viver mais tempo. Entre os pinheiros da Califórnia, há exemplares com mais de 4.600 anos. No Hemisfério Norte, as coníferas formam extensos bosques em zonas de clima rigoroso que não podem ser povoadas por outras árvores.
Exemplos de coníferas são as árvores do género Pinus, como os pinheiros da europa (P. pinaster, P. pinea, P. sylvestris, etc.), os abetos, os chamaciparis, as sequóias, os cedros, os ciprestes, as araucárias (pinheiros-do-paraná), etc. As sequóias da Califórnia são consideradas gigantes por sua altura e robustez, uma vez que chegam a medir mais de 100 m de altura e podem viver mais de 3.000 anos. Um espécime de pinheiro da espécie Picea abies (a espécie que mais se usa como árvore de Natal), encontrado no Parque Natural Fulufjället, Dalarna (Suécia)[1], passou a ser considerado a planta mais antiga de todo o planeta, com mais 9 500 anos de idade.).

 Pelo seu porte  majestoso, o abeto branco é considerado o rei das florestas, perfeitamente piramidal, com enormes ramos opostos regularmente abertos, estreitando-se para o vértice. Estes grandes abetos formam frequentemente nas vertentes sombrias dos maciços montanhosos, cerradas florestas com sombras rectilíneas que se estendem pelas encostas, sem contudo, atingir as planícies.

 Antigamente, os médicos utilizavam a terebintina (Terebintina ou terebentina é um líquido obtido por destilação de resina de coníferas.) com cheiro a limão extraída da sua resina, mas actualmente, esta substancia foi colocada de parte, sendo substituída pela do pinheiro.

 Os fitoterapeutas (Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal), mantiveram-se fieis não só à resina recente do abeto, mas também ás agulhas e aos gomos ainda fechados. Estes últimos, muito pequenos e tão activos como os do pinheiro, são bastante difíceis de secar e conservar, se bem que as suas importantes propriedades justifiquem as precauções necessárias e uma atenta vigilância durante a colheita.

 Os abetos têm cheiro levemente limonado e sabor ligeiramente acre.



ABETO BRANCO - ORIGEM E UTILIZAÇÃO MEDICINAL

Habitat: Europa Central e Meridional, montanhas de 400 a 2000 metros.

Identificação: até 50 metros de altura, árvore, tronco erecto, casca lisa, esbranquiçada, seguidamente escurecida, ramos escalonados em plano horizontal, concentrando-se no vértice com o decorrer dos anos, gomos resinosos, agulhas simples, achatadas, dispostas em duas filas, verde-escuras, lustrosas na página superior, durando entre 8 a 11 anos, flores entre Abril e Maio, monóicas, amentilhos masculinos fixados na face interior dos ramos, amentilhos femininos, primeiramente vermelhos e depois verdes e castanhos, formando em seguida longas pinhas erectas (16 cm) com brácteas acuminadas que caem com as sementes.

Partes utilizadas:  agulhas, resina fresca, gomos (Primavera), secagem em camadas finas.

Componentes:  óleo essencial, terebentina, provitamina A.

Propriedades:   antiescorbútico, anti-espasmódico, anti-séptico, diurético, expectorante, revulsivo,  sudorífico,

U.I. U.E.*

Ver: banho, bronquite, cistite, enfisema, frieira, leucorreia, menstruação, pé, sudação, úlcera cutânea, varizes.


* U.I. = uso interno
  U.E. = uso externo

Sem comentários:

Enviar um comentário