sábado, 28 de abril de 2012

Abrunheiro_bravo


ABRUNHEIRO-BRAVO - DESCRIÇÃO
Os abrunheiros_bravos formam, a partir de Março, nas falésias marítimas, magnificas moitas cor de neve, cheias de ninhos de aves. São plantas rústicas e invasoras, podem, se não foram controladas, abranger vastíssimas áreas.
 Em semelhança com o framboeseiro-selvagem, o seu tempo de vida é aproximadamente igual ao do homem.
 Os abrunhos, pequenas drupas  (Drupa é um tipo de fruto carnoso, com apenas uma semente. Certos autores restringem ainda mais o termo a apenas frutos carnosos com uma semente, sendo esta aderida ao endocarpo de maneira que só pode ser separada mecanicamente. Um exemplo deste tipo de fruto é o pêssego, mas também ocorre em famílias como Chrysobalanaceae.) redondas e azul-escuras, quando maduras cobertas de uma pruína  cerosa, são dotados de um encanto irresistível.
 Estes frutos não são comestíveis, mas raramente alguém deixa de os provar, pelo menos uma vez por ano, no Outono, para saborear a sua aspereza.
 É necessário esperar que as primeiras geadas moderem este gosto antes de colhê-los para a preparação de licores ou aguardentes. As sua propriedades adstringentes são utilizadas em medicina, sendo indiferente que os frutos estejam verdes, frescos, secos ou maduros.
 As flores, cujo sabor a amêndoa amarga resulta da da presença de uma substância geradora de acido cianídrico, são também utilizadas. A casca e as folhas contêm igualmente essa substância, por esta razão, é conveniente respeitar as doses indicadas.
 As folhas secas deste arbusto são apreciadas por alguns fumadores de cachimbo. As flores são colhidas em botão.

 ABRUNHEIRO-BRAVO - ORIGEM E UTILIZAÇÃO MEDICINAL
Habitat: Europa,sebes, bermas, até 1600 metros
 Identificação: de 1 a 3 metros de altura, arbusto espinhoso, ramos patentes, viçosos quando jovens, depois de um preto-brilhante, ramos espinhosos com folhas e grande numero de raminhos patentes (em ângulo quase recto). Folhas verde escuras, pequenas, ovadas, serradas, pubescentes e em seguida glabras, com pecíolo curto e estipulas viçosas, flores brancas matizadas de cor-de-rosa (Março - Maio) antes das folhas, numerosas, pequenas, pedunculadas, 5 sépalas campanuladas, 5 pétalas brancas, 1 estilete, numerosos estames, drupa azul-escura, glabra, encoberta com uma camada cerosa (pruina), com caroço globoso, quase liso, toiça com turiões. Cheiro agradável, sabor áspero
.
 Partes utilizadas: casca, folhas, flores e frutos.

Componentes: tanino, heterósidos, ciano-genéticos, vitamina C.
 Propriedades: adstringente, depurativo, diurético, laxativo, sudorífico, tónico.
U.I. U.E.*
Ver: acne, boca, crescimento, cura de Primavera, fadiga, furúnculo.

* U.I. = uso interno
  U.E. = uso externo







Sem comentários:

Enviar um comentário